Voltada para profissionais que atuam na Atenção Primária e Secundária à Saúde, começou nesta segunda-feira (03/06), em Eunápolis, uma semana de capacitação sobre o manejo clínico da Hanseníase promovida pelo Ministério da Saúde em parceira com a secretaria de Saúde do Estado (SESAB), Universidade do Estado da Bahia e a secretaria Municipal da Saúde.
Trata-se de uma enfermidade bastante frequente na região da Costa do Descobrimento, com potencial incapacitante, porém, existe tratamento gratuito e eficaz pelo SUS.
O treinamento foi iniciado na manhã desta segunda-feira, no auditório da Câmara de Vereadores local, com palestras que abordam o diagnóstico, o tratamento e o uso do teste rápido em contatos domiciliares de pessoas acometidas pela Hanseníase.
Cerca de 100 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, odontólogos, fisioterapeutas, agentes comunitários de saúde e outros profissionais da área, tanto de Eunápolis como de outros municípios da região extremo sul, estão sendo capacitados nessa oportunidade.
O evento segue até quarta-feira, dia 05/06, encerrando as atividades com a parte prática. Representante do Ministério da Saúde, o médico sanitarista e hansenólogo, Humberto Barreto, e a fisioterapeuta Leila Lemos, referência técnica da Vigilância Epidemiológica e especialista em reabilitação da hanseníase, atuam como facilitadores do evento.