A Diocese da Costa do Descobrimento, com sede na cidade de Eunápolis (BA), uma das mais recentes da Bahia, completa nesta quarta-feira (12/06) 28 anos de existência. Ela foi criada pelo Papa João Paulo II em 12 de junho de 1996, por meio da Bula Apostolicum Munus. No mesmo ato, o Papa nomeou o primeiro Bispo Diocesano de Eunápolis, Dom José Edson Santana Oliveira.
Ela é resultado da necessidade de encurtar distâncias e ampliar o atendimento da Igreja na região extremo sul do estado, distante 662 km de Salvador, capital baiana. A Diocese compõe-se de 8 municípios: Eunápolis (sede), Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro.
Com 33 Paróquias e 12 Quase-Paróquias e cobrindo uma área de 12.132,10 km², a Diocese conta com aproximadamente 350 mil habitantes, segundo dados de 2021 do IBGE. São 115.360 mil somente na sede.
COMENDADOR
Referência no acolhimento de povos indígenas e ciganos no Extremo Sul da Bahia, o Bispo dom José Edson foi homenageado, recentemente, na Assembleia Legislativa da Bahia, com a entrega da Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pela ALBA.
A sessão, conduzida pelo presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD), foi proposta pela deputada Cláudia Oliveira (PSD) e contou com a presença de deputados, políticos da região e muitos representantes da Igreja Católica na Bahia.
MENSAGEM DIOCESANA
De Valência, na Espanha, onde se encontra hoje, o Bispo enviou uma mensagem a todos católicos e não católicos na Costa do Descobrimento. Reproduzimos a seguir: