Realizou-se nesta quinta-feira (27 jun. 2024) a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, com a participação de 120 pessoas, compreendendo trabalhadores e trabalhadoras do SUS, usuários e representantes das comunidades locais. O evento teve lugar no auditório da Câmara Municipal de Eunápolis, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal Eunápolis, com o tema central de discussão “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.
Os objetivos principais eram avaliar a situação de saúde no município, das políticas do trabalho, às ações relativas à valorização do trabalhador e da educação na saúde para formulação de diretrizes e propostas atendendo as necessidades da população usuária, na melhoria da qualidade dos serviços de saúde, tendo em vista a universalidade da atenção e a integralidade do cuidado.
A solenidade de abertura foi marcada pela apresentação de uma atração cultural, seguida das falas do presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Emárcio Bezerra e do secretário de Gestão, Carlos Ronaldo, que saudou os presentes em nome da prefeita do município, Cordélia Torres (UB). Também falaram a secretária de Saúde, Pamela Dadalto, e o Diretor do Campus VXIII da Universidade do Estado da Bahia, Charles Nascimento de Sá.
Um momento atípico, o gestor do Núcleo de Vigilância em Saúde do município, Diego Souza Costa, homenageou o servidor público Roberto Carlos Santos Freitas que há mais de 25 anos atua na área da produção da infraestrutura de eventos do município. O ato, segundo Diego, simbolizava o respeito da Secretaria de Saúde de Eunápolis a todos os trabalhadores, foco das discussões dessa 1ª Conferência.
DIRETRIZES PARA A ESTADUAL
Em um segundo momento do evento, ocorreram as palestras motivadoras para os grupos de trabalho divididos por eixos temáticos sendo muito produtivos. Foram aprovadas pela plenária presente três Diretrizes; 29 propostas a nível municipal e nove propostas a nível estadual de grande relevância para implantar e consolidar políticas públicas inovadoras na Saúde em prol das ofertas de serviços de saúde aos usuários de forma humanizada, bem como, à qualificação e ao aprimoramento do processo de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras do SUS.
No terceiro momento da Conferência, organizou-se o processo de análise das propostas, entrega dos resultados à relatoria e a eleição para escolha de Delegados dos Usuários, Trabalhadores e Gestores que irão representar o município de Eunápolis na 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Foram eleitos oito delegados para a etapa estadual: sendo quatro do segmento de Usuário, dois do segmento Trabalhadores e dois do segmento gestores, além dos respectivos suplentes.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Emárcio Bezerra, “a Conferência ocorreu de forma muito organizada, produtiva e respeitosa nas discussões intersetoriais pelos participantes, tendo sido alcançados os objetivos propostos”.