O Espaço Cultural ‘Viola de Bolso’, em parceria com a escola municipal Padre José de Anchieta, localizado no distrito da Colônia, e a Uneb/Eunápolis Campus XVIII realizaram, na manhã desta quarta-feira (12/06), a cerimônia de abertura do projeto intitulado “Objetos da memória” envolvendo estudantes da instituição de ensino público municipal que irão ajudar a desenvolver o projeto.
A iniciativa, de base comunitária, é um exercício criativo que pretende recolher narrativas da história da comunidade local, de pessoas, de familiares e parentes, representados por objetos simbólicos, de valor patrimonial, histórico cultural que contam um pouco da trajetória histórica e da memória coletiva da Colônia.
Na ocasião, um dos diretores e ativistas do ‘Viola de Bolsa’, Sumário Santana, apresentou os detalhes das atividades e promoveu uma curta vivência cultural entre os presentes. Ao final, foi exibida uma sessão do Cineclube Viola.
O conceito de “objetos de memória” é entendido como materiais capazes de transportar imagens susceptíveis de serem recordadas como acontecimentos do passado. Passado esse que não pretende ser de alguém ou de algo em específico, mas sim um passado coletivo, no caso, do distrito da Colônia, um dos mais emblemáticos de Eunápolis.
O Viola de Bolso propõe, com essa iniciativa pioneira de natureza teórico-prática, desenvolver um trabalho de experimentação, no qual se aplicarão metodologias de trabalho relacionadas com os conceitos adjacentes de memória e história local, além de criar relações de afeto entre os objetos, a emoção e a construção da identidade.