O Avante Bahia realizou Encontro Estadual da sigla neste sábado (13/05) e formalizou a filiação do ex-deputado federal Ronaldo Carletto à sigla. O evento foi realizado no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, e contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do vice-governador, Geraldo Jr., do senador Jaques Wagner, do presidente nacional do Avante, deputado federal Luis Tibé, o presidente de honra da legenda, deputado federal Sargento Isidório, parlamentares, federais e estaduais, secretários de estado, diversos prefeitos do interior baiano, lideranças e apoiadores.
De acordo com o novo presidente estadual, vários outros parlamentares estaduais e prefeitos também serão filiados ao Avante. Durante o encontro, Leo de Neco, prefeito de Gandu, e Kitty, prefeita de Taperoá, formalizaram suas filiações.
O presidente nacional do Avante, deputado federal Luis Tibé, disse “que a Bahia é um exemplo de construção e que a chegada de Ronaldo Carletto cresceu e fortaleceu o partido, porque significou também a vinda de um grupo unido, coeso”. Tibé elogiou o trabalho e o desprendimento do deputado Sargento Isidoro, lembrando “que ele foi um dos responsáveis pela sobrevivência do Avante no cenário nacional”, disse.
O deputado federal Pastor Sargento Isidório, que passa a ser o vice-presidente do diretório estadual, falou de sua felicidade com a chegada de Ronaldo Carletto. “Nós nos conhecemos há anos e nem preciso falar da sua história. Ronaldo brilha como uma estrela. O partido está alegre, o partido cresce, estamos unidos por essa força que é Carletto e seguimos sua orientação”, disse.
JANELA PARTIDÁRIA
Por sua vez, Ronaldo Carletto anunciou durante coletiva à imprensa realizada antes da cerimônia, a filiação de cerca de 40 prefeitos baianos ao Avante. Também garantiu que diversos nomes de parlamentares estaduais já estão de malas prontas para desembarcarem na legenda.
Segundo ele, as articulações estão avançadas, dependendo apenas da janela partidária e de outras questões burocráticas. Pelo menos dois gestores, Leo de Neco, prefeito de Gandu e Kitty, de Taperoá, formalizaram suas filiações durante o Encontro. O ex-deputado Pablo Barrozo também confirmou a sua ida para o Avante, devendo assumir a secretaria-geral da legenda na Bahia.
Ronaldo Carletto revelou :“quando eu quis assumir a presidência de um outro partido, foi porque sempre quis estar do lado certo. Ao lado de Jerônimo, Lula e Wagner. Sei da minha responsabilidade e, se Deus permitir, nós vamos trabalhar muito para ampliar e fortalecer o Avante e batalhar mais ainda para o progresso do povo da Bahia”, finalizou Ronaldo Carletto.
O governador Jerônimo Rodrigues, durante o seu discurso, considerou o ato uma festa da democracia e destacou que a chegada de Carletto ao comando do partido na Bahia significa avanço e fortalecimento da legenda.