Na Feira do Juca Rosa, um mês depois de receber uma barraca padronizada, dona Fátima Concertina, que comercializa produtos como farinha de mandioca, frutas, coentro, pimentas, cebola e por ai vai, está trabalhando com mais conforto, segurança e um ambiente mais organizado para a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, produzidos na zona rural no entorno de Eunápolis.
“As barracas padronizadas ajudam a criar não apenas um espaço mais atraente, mas também incentivaram a economia local. Com ela deixei de vender meus produtos em cima de um pedaço de lona no chão”. É o que diz a pequena comerciante do Juca Rosa, na zona norte de Eunápolis, feliz por ser contemplada com uma unidade.
No dia 14 de junho passado, atendendo a uma solicitação do deputado federal Neto Carletto (PP), comprometido com o fortalecimento da agricultura familiar e do comércio local, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou 120 barracas de feiras para pequenos comerciantes e pequenas produtores rurais de Eunápolis.
A entrega ocorreu durante a Primeira Feira da Agricultura de Eunápolis, no Parque de Vaquejada Edgard Neto, e contou com a presença do parlamentar, o ex-prefeito Neto Guerrieri e o empresário Ricardo Teixeira, o Kaká Resolve, ambos pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito de Eunápolis, respectivamente. Além de vários expositores, pequenos produtores, organismos institucionais de crédito e visitantes.
Segundo Neto Carletto, a doação visou contribuir para a requalificação do pequeno comercio informal da cidade e proporcionar melhores condições de trabalho aos feirantes e comerciantes. “É um investimento na estruturação de feiras livres e na criação de estratégias para a comercialização direta dos produtos da agricultura familiar”. Frisou.
Na Feira do Juca Rosa dona Fátima agora trabalha em um ambiente mais organizado. Além dela, mais 119 pequenos produtores da agricultura familiar estão comercializando seus produtos em espaço extremamente adequado.
Cada barraca entregue em Eunápolis é construída em tubo industrial de aço carbono, com bancada em MDF para exposição dos produtos.
Fotos: Paulo Barbosa