Com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável” teve início, na última quinta-feira (08 ago 2024), o 8º Salão do Turismo Conheça o Brasil. O evento nacional promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) reuniu destinos de todo o Brasil e contou com a participação da Instância de Governança Regional (IGR), Câmara Setorial de Turismo da Costa do Descobrimento, representada pela sua presidente, Patrícia Alcântara Martins.
A programação do Salão foi até dia 11, domingo e contou, além dos stands de visitação, com cerca de 90 palestras e 35 painéis, rodas de conversas, oficinas e shows.
Para Patrícia, a participação em um evento de porte nacional é imprescindível para a visibilidade da região, especialmente do trade turístico, principal público do evento – que contou com cerca de 100 mil participantes nos 3 dias de programação. Além disso, um rico conteúdo técnico, disponível no núcleo do conhecimento.
“O stand da Bahia contou um pouco dos atrativos e produtos das várias regiões turísticas do estado. As IGR’s Costa das Baleias, Costa do Descobrimento, Bahia de Todos os Santos, Caminhos do Sertão e Costa dos Coqueiros estiveram representadas durante o evento.
Tivemos as emblemáticas fitinhas e a igreja, representando nosso Turismo Religioso, Histórico e Arquitetônico; o Turismo de Observação de Aves, o Cultural, as Aldeias, o Cacau, a festa de Iemanjá, a Bahia de Todos os Santos e a nossa gastronomia, já que no espaço trouxe um pedacinho da Bahia para ser saboreado no Acarajé e no Sorvete Capelinha”, explicou.
PRESENTES
Na abertura, o Salão ainda contou com a presença do Vice – Presidente da República, Geraldo Alckmin, a Ministra Cida Gonçalves, (Ministério das Mulheres) – que no ato contou com a adesão do Ministério de Turismo à Carta compromisso sobre o Feminicídio Zero; do Ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e do Ministro do Turismo, Celso Sabino, que assinou a Portaria com as metas do novo Plano Nacional de Turismo 2024 a 2027, entre outras autoridades nacionais.
Em seu discurso, Sabino revelou que desde 1° de janeiro de 2024, mais de 250 mil empregos foram gerados no Turismo. O Vice-presidente Geraldo Alckmin reforçou a importância sobre a facilitação ao acesso ao visto brasileiro e também sua opinião pessoal sobre a aprovação à abertura de cassinos no Brasil, projeto que está sendo votado no senado.
Turismo 2024, que visa promover integração, diálogo e troca de experiências entre representantes da indústria do turismo de todo o País.