A prefeitura de Eunápolis, no sul da Bahia, terá de indenizar uma mulher cuja filha morreu no Hospital Regional, em 2012. À época, a mãe de Ana Beatriz Lima, Ligia Souza, acusou o médico Darlan de Almeida e a técnica de enfermagem Renata Chaves de negligência e omissão de socorro.
Os dois estavam de plantão no dia 13 de fevereiro de 2012, dia em que o caso ocorreu.
Um dia antes, a garota, de sete anos, tinha sido internada com uma crise de bronquite. Segundo o Bahia Notícias, a decisão foi tomada na última terça-feira (13 ago 2024) pelo juiz Roberto Costa de Freitas Júnior, da 1ª Vara de Fazenda Pública de Eunápolis. Por danos morais, o juiz determinou o pagamento de R$ 75 mil à mãe da vítima.
O magistrado ainda ordenou o pagamento de uma pensão mensal de 2/3 do salário mínimo desde a data em que Ana Beatriz completaria 18 anos de idade até os 25 anos, e de 1/3 do salário mínimo no período dos 25 anos até os 75 anos. Os valores devem ser pagos pelo Município de uma só vez e deverão ser atualizados desde a data da morte da menina.
Ainda segundo informações, Ligia Souza acusou a técnica de enfermagem de aplicar uma injeção de ampicilina na criança, e o médico teria sido omisso, já que quando a criança começou a passar mal ele não estaria no hospital.