Com o propósito de atender integralmente o maior estado do Nordeste, a Neoenergia Coelba apresenta um plano de investimentos estratégico regionalizado para o setor elétrico, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e cultural de todos os municípios baianos de forma integrada e particularizada.
Aqui no Sul da Bahia serão investidos pela Neoenergia Coelba R$ 2.1 bilhões em obras estruturantes que contribuirão para o crescimento da fruticultura e turismo da região.
O aporte possibilitará a construção de três novas subestações e ampliação de outras oito. Também serão construídos 580 quilômetros de linhas de alta e média tensão, levando energia de qualidade aos municípios que compõem a região. As obras resultarão em um incremento de 194 MVA de potência, um aumento de 16% na capacidade energética. Para a execução dos serviços, 1.335 vagas de emprego serão abertas, gerando emprego e renda para a população.
Os investimentos realizados resultam de estudos e projeções prévias para atender seguramente as demandas das sete mesorregiões: Extremo Oeste Baiano; Vale São Franciscano da Bahia; Centro-Norte Baiano; Nordeste Baiano; Metropolitana de Salvador; Centro-Sul Baiano; e Sul Baiano.
Todas as obras e ampliações de serviços serão conduzidas para os segmentos mais relevantes para garantir acesso à eletricidade, confiabilidade e qualidade dos serviços para a população baiana e expansão das atividades econômicas do Estado, impulsionando a geração de emprego e renda.
No Sul serão realizadas obras de reforço e ampliação da rede elétrica, a fim de assegurar a expansão da infraestrutura que dá suporte a economia e o turismo da região – composta pelos municípios de Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Valença. Serão priorizadas ainda as áreas de comunidades indígenas com a ligação de energia em conformidade com todas as determinações ambientais.
PLANO DE INVESTIMENTOS
A Neoenergia Coelba lançou, no dia 17 de abril, o maior plano de investimentos da sua história. Até 2027, a distribuidora irá aportar R$ 13,3 bilhões em obras de expansão e reforço do sistema elétrico da Bahia, em todas as regiões do estado.
O evento de lançamento foi realizado em Salvador e foi apresentado pelo CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, e o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth. Deputados, prefeitos e representantes de associações de setores econômicos também participaram da cerimônia.
Os investimentos marcam o início de uma nova fase da Neoenergia Coelba. Para o próximo quadriênio, a distribuidora irá construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil quilômetros de rede de alta e média tensão.
“Este é um marco para a Neoenergia Coelba, que é a distribuidora que mais investe no Brasil. Com os novos empreendimentos, haverá a ampliação de mais de 20% da disponibilidade energética na Bahia para a realização de mais de um milhão de ligações no estado. Iniciamos uma nova fase com projetos estruturantes e um patamar inédito de investimentos em obras, para aumentar robustez do sistema elétrico da Bahia e, assim, firmar nosso propósito de garantir a energia necessária para o desenvolvimento social e econômico do nosso estado”, reforçou o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.