“Uma mentira repetida torna-se verdade”. Essa célebre frase de Joseph Goebbels, ministro da propaganda na Alemanha Nazista, permite refletir acerca do papel das “fakes News” na sociedade. Estas mentiras repetidas como estamos acompanhando nos últimos dias, patrocinadas, evidentes, acabam por exercer controle sobre o leitor, e, por fim, nas decisões importantes, por exemplo, as eleições.
Contudo, a repetição da mentira não consegue mascarar a verdade – com ou sem ela, as pessoas ainda têm mais propensão a acreditar nos fatos do que nas mentiras.
Isso mostra algo fundamental sobre a dicotomia Verdade X Mentira: *A REPETIÇÃO TEM O PODER DE FAZER ALGO PARECER MAIS VERDADEIRO, MAS NÃO SE SOBREPÕE AO CONHECIMENTO NEM A VERDADE*.
Ora, se a mentira repetida torna-se verdade, o que dizer da verdade repetida?
Qualquer universo onde a verdade é repetida mais vezes do que a mentira terá isso como pressuposto para se julgar uma afirmação.
Outra maneira de barrar as fakes news é reconhecer nossa obrigação de parar de repetir mentiras.
Se repetirmos coisas sem nos preocuparmos com sua veracidade, estamos apenas ajudando a fazer deste um mundo onde mentiras e verdades se confundem com facilidade.
Portanto, por favor, pense bem antes de repetir o que ouviu.
Por Rose Marie Galvão