O escritor, historicista e jornalista Roberto Martins lança em Porto Seguro, na próxima quinta-feira (06/06), seu mais recente livro intitulado “Os Clavinoteiros de Belmonte”. O evento será aberto às 18 horas, no espaço chamado ’O Livreiro”, que fica na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 298, chamada Rua do Mangue, na Cidade Baixa de Porto Seguro.
O romance histórico, ambientado na região Sul da Bahia, tendo como enredo a atuação de matadores de aluguel, à serviço dos coronéis do cacau, e que utilizavam como instrumento o clavinote (uma espingarda de cano curto) vai virar roteiro para as telonas.
Pelo menos essa é a pretensão de uma produtora de cinema. O contrato com o autor será assinado nesse mesmo dia 6 de junho. Não está prevista a estreia, mas ela deve marcar a chegada da nova literatura do Sul da Bahia para o grande público.
Após o lançamento, em março, o livro foi bem recebido nos meios culturais. Além do encantamento do enredo em si, este título de Roberto Martins encerra um imenso conjunto de informações, seja do próprio conteúdo, de conhecido perfil literário, muitas vezes testado e apreciado pelo universo literário do país, ou do próprio escritor e sua nova editora.
O conceito literatura nova é principalmente em razão de ela ser produzida com instrumentos e cenários inexistentes em outras épocas. Também por conta da exigência de diferentes públicos, ante as perspectivas trazidas pela diversidade de tecnologias e a infinidade de informações e acessórios disponíveis na atualidade.
O AUTOR
Roberto R. Martins, escritor, historicista, jornalista, é natural de Ipiaú, Bahia, tendo nascido na década de 1940, período que antecedeu à ditadura militar, a qual lançou o Brasil em intermináveis transições, levando o autor a despertar desde cedo a sua veia política. Atualmente Martins reside em Eunápolis, onde se dedica aos seus negócios imobiliários, à escrita e às vezes à política. Na década de 1970, antes de se fixar no Sul da Bahia, foi opositor do regime militar, sendo preso por suas posições políticas. Naquele período escreveu o livro “Liberdade para os Brasileiros – anistia ontem e hoje” em 1978. O livro “Clavinoteiros de Belmonte, uma história dos cangaceiros do cacau”, se junta a outros títulos, a exemplo de “O Usurário”, 1997; e “O prefeito”, 2018; e “Porto Seguro: história de uma esquecida capitania”, também em 2018.
SERVIÇO
Título:“CLAVINOTEIROS DE BELMONTE – Uma história dos cangaceiros do cacau” – 2023
Autor: Roberto R. Martins
Editora: Mondrongo
Páginas:342