Pré-candidato a Prefeito do Avante, Neto Guerrieri visitou a sede da APLB/Sindicato na tarde desta quarta-feira (10 jul 2024) e participou de uma reunião, no Bairro Santa Lúcia, a convite do diretor interino da instituição, professor Ronaldo Oliveira. Também estavam presentes as professoras Dâmares Vieira, secretária Geral; Ediclaudia Souza, Secretária de Políticas Intermunicipais; Letícias Damasceno, Secretária de Assuntos Jurídicos, e o pré-candidato a vereador Gleydson Brito (Podemos)
Logo no início, Ronaldo disse que a APLB tem mantido a tradição, como entidade participativa no processo eleitoral, entrevistando conhecendo e ouvindo propostas de cada pré-candidato a prefeito a prefeita de Eunápolis.
Também houve o compromisso do pré-candidato apresentar seu plano de governo e participar de um debate amplo e aberto com a categoria e a comunidade escolar após as convenções eleitorais. A convenção do Avante está prevista para o dia 5 de agosto.
Durante o bate-papo com a diretoria, Neto Guerrieri respondeu às perguntas sobre “ensino de qualidade, Pacto pela Educação, Cuida Bem de Mim, precatórios, transporte e merenda escolar, estrutura das escolas, ensino noturno, fortalecimento dos conselhos ligados à educação e inclusão social”.
De ambos os lados houve avaliação da atuação do ex-prefeito Neto Guerrieri bem como da categoria e o compromisso de abrir o mesmo espaço do seu primeiro governo (2013-2016) ao diálogo com os professores e toda a comunidade escolar, incluindo pais de alunos e responsáveis, trabalhadores da educação, diretores e gestores.
Guerrieri antecipou que no seu plano de governo preliminar está o Respeito ao Piso Nacionaldo Magistério, incentivo às políticas educacionais inclusivas, aumentar a interação entre as Universidades e as escolas públicas do município, por melhores condições para a educação no campo e a modalidade noturna a fim de alcançar os trabalhadores, contemplando ainda obras de melhorias nas estruturas dos prédios escolares e construção da escola do Bairro Dinah Borges.
Segundo o professor Ronaldo Oliveira, “A APLB enquanto sindicato, na época de eleição, sempre convida os candidatos para que possam ouvir as propostas, e basicamente entender o plano de governo, além, de oferecer sugestões”.
Após uma verdadeira contextualização sobre a atual realidade da educação no município, o pré-candidato se mostrou satisfeito com a oportunidade e se despediu para cumprir nova rodada de reuniões, na mesma tarde, desta vez no bairro Juca Rosa.