O ex-prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), teve um recurso aceito nesta quinta-feira (8 ago.2024) pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região em uma condenação por improbidade administrativa [ato ilegal cometido por agente público]. A decisão permite que o ex-gestor possa se candidatar nas eleições deste ano. O processo que condenou Robério se refere a aplicação irregular de verbas da saúde em veículos particulares e em trios elétricos de sua própria empresa.
Na decisão, o TRF suspendeu os efeitos de um acórdão proferido pela Terceira Turma da mesma Corte, que havia mantido a suspensão dos direitos políticos do ex-gestor por cinco anos, pena aplicada pela Justiça Federal em Eunápolis.
O processo é de 2007, durante o primeiro mandato de Robério Oliveira, em uma acusação de abastecimento de veículos particulares e um trio elétrico de uma empresa ligada ao então prefeito.
Robério Oliveira tentará voltar à prefeitura de Eunápolis pela quarta vez. A convenção que homologou o nome dele ocorreu no último domingo, dia 4 de agosto.
No entanto, com os direitos políticos suspensos Robério não tinha filiação partidária. Condição para ser candidato.